Páginas

1 de abril de 2013

Ser um Dev do LibreOffice

Em um grupo de usuários do LibreOffice, nada de oficial da TDF (The Document Foundation) vi alguns insatisfeitos, não com o LibreOffice, mas com algumas funcionalidades... Pensei comigo "eu não reclamo porque realmente não faço ideia do esforço que os caras fazem pra programar". E pesquisando um pouco sobre isso, cheguei a conclusão de que o número de desenvolvedores brasileiros não é grande coisa. Ou seja, o LibreOffice precisa de desenvolvedores brasileiros. O Brasil é o país que mais faz uso do LibreOffice mas não retribui, não ajuda a Comunidade. Principalmente as empresas que usam essa tecnologia, ganham com a economia de verba mas não querem ajudar o projeto a crescer.

O LibO é desenvolvido em C, C++, Java e Python. De certa forma amo Python e me divirto pra caramba quando "brinco" com essa Linguagem de Programação. Fato esse que começei a desenvolver mini-aplicativos pra minha rotina do dia-a-dia e deixar com a GPL. E é como eu disse em uma postagem, só se aprende a programar realmente colocando a mão-na-massa. Porque é aí que você irá se deparar com coisas jamais vistas nas aulas de programação.

O que eu quero dizer é que, para quem tem algum conhecimento de programação C, C++, Java ou Python essa é a oportunidade de aprender com um grande projeto que é o LibreOffice. Lembro que quando eu estava no básico (if, else, for, while, break...) enjôei de fazer os exercícios que encontrava na web e desanimava... Então é hora de subir de nível e realmente aprender e nada melhor do que em um projeto de desenvolvimento de software.

Quero deixar claro que assim todos ganham. A Comunidade ganha, o Software Livre ganha, os usuários ganham, e você? bem, o conhecimento, a experiência, a aprendizagem... Colaborando com Software Livre você só tem a ganhar. Sem falar que você começa a ter contato com os caras que são realmente bom no que fazem e que um dia você poderá se tornar um. De um Padawan você será um Jedi.

Finalizando, deixo o link da lista de desenvolvedores brasileiros e um link do LibreOffice que mostra como participar do desenvolvimento dele. Eu já assinei a lista e irei começar a preparar a minha máquina para a compilação do programa e depois daí só seguir os próximos passos e sempre motivado por estar colaborando com o LibreOffice e ao mesmo tempo estar aprendendo.

Lista dos desenvolvedores brasileiros: dev+subscribe@pt-br.libreoffice.org,
Participe desenvolvendo o código do LibO: http://pt-br.libreoffice.org/participe/desenvolvimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário